Ciênc. Econ. e Empresariais

Gestão

Matriz Ansoff

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação da matriz Ansoff utilizada no apoio ao planeamento estratégico...

Palavras chave:  gestão, administração

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Conceito de Matriz Ansoff

A Matriz Ansoff, criada por Igor Ansoff é um modelo de apoio ao planeamento estratégico, baseado na expansão e diversificação empresariais através de uma sequência de decisões. Na base do modelo estão os conceitos de análise de desvios - diferença entre o previsto e o realizado - e de sinergia - aproveitamento das competências combinadas de dois departamentos ou empresas.

De acordo com Adriano Freire, as opções das organizações em relação ao desenvolvimento de produtos e mercados podem assumir dois tipos, nomeadamente:

- a expansão ou redução do número de produtos e serviços oferecidos;

- a expansão ou redução dos segmentos de mercado servidos;

Estas duas opções estratégicas podem ser sintetizadas na matriz de Igor Ansoff segundo a qual uma organização pode optar entre:

- Penetração no Mercado: a organização continua a actuar nos mesmos segmentos e com os mesmos produtos/serviços mas tenta aumentar o seu volume de vendas através do aumento de quota de mercado e/ou da frequência de utilização.

- Extensão do Produto: a organização desenvolve novos produtos/serviços ou aumenta a gama dos já existentes, mas dirigida aos mesmos segmentos de mercado.

- Extensão do mercado: a organização procura servir novos segmentos de mercado, mas com os mesmos produtos/serviços que já oferecia.

- Diversificação: a organização cria novos produtos/serviços para novos segmentos de mercado aproveitando sinergias tecnológicas e/ou comerciais.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia