Ciênc. Econ. e Empresariais

Gestão

Gráfico de Conformidade de Taguchi

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do Gráfico de Conformidade de Taguchi...

Palavras chave:  gestão, administração

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Gráfico de Conformidade de Taguchi

O Gráfico de Conformidade de Taguchi consiste num método criado pelo estatístico japonês Genichi Taguchi e que coloca a ênfase na análise comparativa das variações da distribuição de determinado produto ou peça relativamente às suas especificações técnicas. Além de permitir a análise da conformidade das peças produzidas relativamente às especificações, este método permite identificar e evitar desvios e ainda transmitir princípios de controlo do processo estatístico para o fabrico, logística e outras funções.

As pesquisas de Taguchi levaram-no a concluir que é preferível produzir peças cuja distribuição esteja centrada na especificação-alvo, do que peças cuja distribuição não é centrada no alvo. Tal deve-se em grande parte à acumulação de desvios: se determinada medida de uma peça está no limite superior das suas especificações e a outra no limite inferior, a variação combinada das especificações pode impedir que as peças encaixem. Um dos objectivos do Gráfico de Conformidade de Taguchi é, desta forma, assegurar que a distribuição de cada peça se faz de forma a que a quantidade de situações de acumulações seja minimizada sendo, por isso, extremamente útil em casos em que são fabricadas diferentes peças para serem montadas num único produto.

Instruções de Implementação:

1. Retirar uma amostra representativa de peças da linha de produção (ou das fornecidas pelos fornecedores); no mínimo deverão ser 30 peças, mas preferivelmente mais.

2. Medir as características das peças (peso, comprimento ou outro); cada característica medida dará origem a um gráfico diferente.

3. Construir uma tabela de distribuições absolutas e, com base nesta, um gráfico de barras em que no eixo horizontal são colocadas as medidas e no eixo vertical as respectivas frequências.

4. No mesmo gráfico desenhar uma linha vertical correspondente à especificação-alvo ou, no caso de estarem definidos limites para as especificações, uma linha representativa da especificação alvo.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia