Ciênc. Econ. e Empresariais

Gestão

Competências Conceptuais

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Competências Conceptuais...

Palavras chave:  gestão, administração

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Conceito de Competências Conceptuais

As competências conceptuais (ou gerenciais) são um dos tipos de competências exigidas aos gestores e representam a perspicácia para detectar novas oportunidades, a criatividade para pesquisar e estruturar novas ideias, a capacidade de análise para detectar em cada situação os factos essenciais e decisivos, a capacidade de síntese para conduzir os acontecimentos segundo uma visão de conjunto, a capacidade de planeamento para definir objectivos coerentes e fomentar acções convergentes e ainda a capacidade de organização para perceber as relações entre os diversos elementos da organização, afectando-os e coordenando-os para obter o óptimo global.

Segundo Robert L. Katz, em "As habilidades de um administrador eficiente", as competências conceptuais são exigidas, sobretudo aos gestores topo e aos gestores outros níveis hierárquicos mais elevados, enquanto aos gestores de níveis hierárquicos mais baixos são exigidas, sobretudo, competências sociais e competências técnicas.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia