Ciênc. Econ. e Empresariais

Gestão

Análise de Risco

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: O que é a análise de risco; aplicações da análise de risco; fases da análise de risco...

Palavras chave:  gestão, administração

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Conceito de Análise de Risco

Na gestão, a análise de risco corresponde à revisão permanente de todos os riscos associados ao negócio da empresa ou organização, envolvendo a análise da incerteza decorrente de factores como o desenvolvimento de novos produtos, a entrada em novos mercados, a realização de projectos de investimento, entre diversos outros.

Na execução de um qualquer projecto, por exemplo, a primeira análise de risco é efectuada logo na fase preliminar do mesmo, isto é, na fase da concepção do próprio projecto. Logo nesta fase são identificados e descritos os principais riscos potenciais, seguindo-se a identificação das suas causas e das suas potenciais consequências. Toda esta informação permitirá então o planeamento de acções e medidas de prevenção e correctivas das eventuais falhas detectadas.

O conceito de análise de risco poderá assumir definições substancialmente diferentes consoante o contexto em que esteja a ser aplicado. Por exemplo, o conceito de análise de risco associado à concessão de crédito por um banco ou a análise de risco de investimento num determinado título bolsista é significativamente diferente do apresentado.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia