Ciências Econom. e Empresariais

Economia

Necessidades

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Conceito de necessidade; características das necessidades; necessidades vs. utilidades...

Palavras chave:  finanças, gestão financeira

 

Conceito de Necessidades

Uma necessidade é, por definição, um estado de carência que é preciso ultrapassar ou satisfazer. O conceito de necessidade assume primordial importância em todas as ciências ditas sociais e humanas. Esta importância das necessidades para as ciências sociais e humanas reside no facto de serem as necessidades que levam à ação do indivíduo e a sua satisfação é geralmente um factor de motivação.

Da mesma forma, também na ciência económica a questão das necessidades assume uma posição de relevo. De facto, dado que as necessidades humanas apresentam uma grande multiplicidade e são virtualmente infinitas e que, por outro lado, existe escassez de recursos necessários para as satisfazer, coloca-se um problema, o qual constitui o chamado "problema económico".

 

Características das Necessidades

Em termos económicos, são geralmente atribuídas três categorias de características às necessidades, as quais estão na base da concepção de diversos modelos de análise teóricos relacionados com a teoria do consumidor, nomeadamente:

. Multiplicidade: existem inúmeros tipos de necessidades, as quais são virtualmente ilimitadas, o que significa que, por mais necessidades que um indivíduo tenha satisfeito, surgem sempre novas necessidades para satisfazer.

. Substituibilidade: esta característica significa que a mesma necessidade pode ser satisfeita por diferentes bens, isto é, por bens substitutos.

. Saciabilidade: a saciabilidade significa que a intensidade com que uma determinada necessidade é sentida diminui à medida que é satisfeita, acabando por desaparecer por completo; é daqui que surge a base teórica para a "lei das utilidades marginais decrescentes".

 

Necessidade vs. Utilidade

O conceito de necessidade está directamente relacionado com o conceito de utilidade, a base da teoria do consumidor. De facto, a utilidade não é mais do que a satisfação ou prazer retirado do consumo ou utilização de um bem para satisfação de uma determinada necessidade. Sem a existência da necessidade não existiria utilidade e a utilidade é tanto maior quanto maior for a necessidade.

 

Este termo está a ser comentado no nosso blog
Participar na discussão

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia