Terras & Locais

Localidades do Brasil

Apresentação do Estado do Acre (AC)

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do Estado do Acre (AC)...

Palavras chave:  localidades

(com o apoio de PCNunes - Consultores de Gestão)

 

Estado do Acre (AC)

O Acre (AC) é um dos 26 estados brasileiros, estando situado na Região Noroeste do Brasil e tendo como capital a cidade de Rio Branco.

O estado ocupa uma área de 152.581,4 km2 e possuía, em 2010 e de acordo com o Censo 2010 do IBGE, 707.125 habitantes, quase metade  dos quais na região da capital do estado, a cidade de Rio Branco.

A maior parte do estado é formado por floresta virgem, protegida pelo estabelecimento de florestas de proteção integral (9,5%), reservas indígenas (14,6%) e reservas extrativistas (21,6%).

 

História

A ocupação do território do Acre inicia-se por volta de 1878, com a chegada de brasileiros, a maioria nordestinos, numa área ainda indefinida quanto aos limites com a Bolívia e o Peru, procurando a exploração económica da borracha. Os brasileiros criam na prática um território independente e exigem sua anexação ao Brasil. Devido à riqueza gerada pelo comércio da borracha, em 1899, a Bolívia ocupa a área, começa a recolher impostos e funda Puerto Alonso (hoje Porto Acre) na tentativa de assegurar o domínio das terras, na época, com o reconhecimento do governo brasileiro. Dá-se então a revolta dos brasileiros aí instalados e a contenda apenas viria a ser resolvida com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17/11/1903. De acordo com os termos deste tratado, o Brasil recebe a posse definitiva da região em troca de áreas no Mato Grosso, do pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e do compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré. Após ser integrado no Brasil como território, o Acre é subdividido em: Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá, este último desmembrado em 1912 para formar o Alto Tarauacá. Unificado em 1920, elege representantes para o Congresso Nacional a partir de 1934. Em 15/06/1962, o presidente João Goulart sanciona a lei que eleva o território à categoria de Estado.

 

Etimologia

O nome Acre surgiu a partir de “Aquiri”, que significa “rio dos jacarés” na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região banhada pelo rio que empresta o nome ao estado. Os exploradores da região transcreveram o nome do dialeto indígena, dando origem ao nome Acre

 

Municípios / Divisões Administrativas

Em termos político-administrativos o Estado do Acre é composto por 22 municípios. A regionalização dos municípios adoptada pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) é composta por 5 microrregiões administrativas. Já a regionalização adoptada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) compreende 2 mesorregiões e 5 microrregiões geográficas, regiões estas formadas de acordo com os aspectos físicos, geográficos e de estrutura produtiva.

Apresentam-se de seguida os município que fazem parte do Estado do Ceará:

Acrelândia

Assis Brasil

Brasiléia

Bujari

Capixaba

Cruzeiro do Sul

Epitaciolândia

Feijó

Jordão

Mâncio Lima

Manoel Urbano

Marechal Thaumaturgo

Plácido de Castro

Porto Acre

Porto Walter

Rodrigues Alves

Santa Rosa do Purus

Sena Madureira

Senador Guiomard

Tarauacá

Xapuri

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia