Terras & Locais

Locais de Portugal

Estação Arqueológica Mesas do Castelinho, Almodôvar

Autor: Jorge Rodrigues

Técnico Superior de Turismo
Data de criação: 30/04/2015

Resumo: Apresentação Estação Arqueológica Mesas do Castelinho, Almodôvar...

Palavras chave:  locais de Portugal

Para comentar ou colocar dúvidas sobre este artigo »»»

Estação Arqueológica Mesas do Castelinho, Almodôvar

Localizada numa zona descampada apelidada de Monte Novo do Castelinho, na freguesia de Santa Clara a Nova e concelho de Almodôvar, encontramos a Estação arqueológica Mesas do Castelinho.

Ao longo dos anos e através dos vários trabalhos de escavação arqueológica tem-se vindo a afirmar que outrora esta localidade já fora um grande povoado com características defensivas provadas através das ruínas de uma muralha e um castelo muçulmano.

No entanto existem provas de que este povoado existiu já na Idade do Ferro (Século IV a. C.), com aproximadamente três hectares de dimensão, e fora ocupado até ao período romano (descoberta de um cemitério romano do século II ou III d.C.), altura em que posteriormente fora abandonado até ao periodo àrabe, que lhe voltaram a trazer importância militar.

Actualmente ainda se mantêm trabalhos arqueológicos nesta estação, e recentemente concluiu-se que num período antigo o povo deste local, com uma densa área arborizada, se dedicava na sua maioria á agricultura e pastorícia principalmente de bovinos, sendo que não eram camponeses comuns mas sim camponeses fortificados com uma enorme guarnição militar.

Relativamente aos vestígios que têm vindo a ser encontrados, são na sua maioria de origem romana e árabe.

Este é um extenso trabalho que se deve principalmente aos Investigadores Carlos Fabião e Amílcar Guerra, que ao longo desta escavação e descoberta arqueológica têm publicado várias trabalhos de enorme interesse e importância arqueológica, que nos leva a recuar até ao século V a.C. e saber um pouco mais do que foi esta região e que povos a habitaram em tempos remotos.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia