Terras & Locais

Locais de Portugal

Castelo de Noudar, Barrancos

Autor: Jorge Rodrigues

Técnico Superior de Turismo
Data de criação: 31/05/2015

Resumo: Apresentação do Castelo de Noudar, Barrancos...

Palavras chave:  locais de Portugal

Para comentar ou colocar dúvidas sobre este artigo »»»

Castelo de Noudar, Barrancos

Ao contrário do que acontece na maioria das cidades portuguesas com Castelo, em Barrancos o mesmo não acontece, isto porque o Castelo existente no concelho se situa na antiga Vila de Noudar. Entretanto este facto deve-se a que até 1825 Noudar foi a sede de concelho.

Este Castelo está estratégicamente localizado entre duas zonas ribeirinhas: a ribeira de Múrtega e o rio de Ardila, mesmo junto à fronteira com Espanha.

Relativamente à história do local onde está localizado o castelo, achados arqueológicos mostram que esta área havia sido ocupada desde a pré-história e seguindo-se o povoamento mais tarde pelos Romanos, Visigodos e Muçulmanos, sendo estes últimos os responsáveis pela primeira fortificação militar no local.

Entretanto, este edificio medieval, é uma construção do princípio do século XIV (terminado em 1307), mandado erguer por D. Dinis, que atribuiu Carta de Foral à Vila de Noudar e a doou à Ordem de Avis, sendo que mais tarde D. Manuel I dá novo foral à Vila em 1513.

No que concerne à planta do Castelo, este apresenta uma arquitectura medieval, militar e moderna sob uma planta hexagonal, definindo-se dois locais: a Alcáçova e o Cerco. Na Alcáçova encontramos a Torre de Menagem de planta quadrangular e com cerca de 18 metros sendo coberta por ameias (abertura de onde os defensores vigiavam os inimigos) e ainda uma cisterna quatrocentista composto por arco e abóbada. Já a cerca do castelo é composta por diversas torres e torreões de planta circular que serviam para proteger a vila.

No interior do Castelo de Noudar, destacam-se a casa do Governador e uma Igreja dedicada a Nossa Senhora do Desterro.

Realçamos ainda a lenda de que no castelo existia uma princesa moura em forma de  serpente com cabelo de velha e trança que atormentava os moradores durante a noite.

No ano de 1825, a vila passa por um processo de despovoamento, acabando o Castelo por ser vendido em hasta pública em 1893. Após o ano de 1980 o Castelo passa por um processo de trabalhos arqueológicos e de recuperação através da direcção de Claudio Torres (famoso arqueologo português e actual presidente do Campo Arqueológico de Mértola e galardoado com o Prémio Pessoa em 1991 e agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 1993).

Em 23 de Junho de 1910 as ruínas do Castelo de Noudar são classificadas como Monumento Nacional.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia