Psicologia

Dissertações de Mestrado

 

Inovar com iniciativa
Autonomia, exigência de inovação, clima para a iniciativa e produção de inovação

 

Autor: João Ricardo de Sales Pereira Frade
Orientador: Luís Curral

 

Mestrado em Psicologia

Psicologia dos Recursos Humanos, Trabalho e Organizações

Universidade de Lisboa
 

Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site.

continuar

 

Inovar com iniciativa

Resumo

Com esta investigação, pretendeu-se verificar a influência de factores de clima na participação na produção de inovação, bem como verificar a influência do clima para a iniciativa na relação entre as variáveis, em 128 colaboradores de uma organização multinacional da área dos serviços. Neste estudo, foram propostas duas hipóteses de efeito directo, uma do efeito da autonomia na participação na inovação (H1: Indivíduos com elevado grau de autonomia no trabalho, irão participar mais na inovação a ser produzida na organização) e outra no efeito da exigência de inovação na participação na inovação (H2: Indivíduos com uma elevada exigência de inovação no trabalho, irão participar mais na inovação a ser produzida na organização). Foram ainda colocadas duas hipóteses de moderação, em que o clima para a iniciativa funciona como moderador no efeito entre autonomia e exigência de inovação na participação na produção de inovação (H3: O clima para a iniciativa modera a relação entre a autonomia e participação na produção de inovação, sendo que os indivíduos que têm mais autonomia percepcionam uma maior participação na produção de inovação quando o clima para a iniciativa é elevado do que quando o clima para a iniciativa é baixo; H4: O clima para a iniciativa modera a relação entre a exigência de inovação e participação na produção de inovação, sendo que os indivíduos que têm mais exigência de inovação percepcionam uma maior participação na produção de inovação quando o clima para a iniciativa é elevado do que quando o clima para a iniciativa é baixo.). Os resultados obtidos apoiaram as hipóteses 2, 3 e 4, refutando a hipótese 1. Desta forma, foi possível concluir que através dos resultados, existe uma interacção entre o clima para a iniciativa e outras dimensões do clima, nomeadamente a autonomia e a exigência de inovação, o que contribui para o estabelecimento do clima para a iniciativa como uma variável importante na produção de inovação nas organizações.

 

Palavras chave: Psicologia dos recursos humanos, Inovação empresarial, Iniciativa empresarial, Autonomia no trabalho, Teses de mestrado

 

Índice

INTRODUÇÃO

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE: Duas faces da mesma moeda

CLIMA

Clima para a Inovação

Autonomia
Exigência de Inovação

Clima para a Iniciativa

MÉTODO

Participantes e Procedimento

Medida

RESULTADOS

DISCUSSÃO

BIBLIOGRAFIA

 

 

Trabalho completo