Medicina / Ciências Médicas e da Saúde

Dissertações de Mestrado

 

Mastectomia e comunicação de más notícias: aspectos relevantes da literatura

 

Autor: Isabel Nogueira Miranda Pinto
Orientador: Irene Maria Palmares Dias Carvalho

 

Mestrado Integrado em Medicina - Psicologia Médica

Faculdade de Medicina

Universidade do Porto
 

 

continuar

 

Mastectomia e comunicação de más notícias: aspectos relevantes da literatura

Resumo

Objectivo: O presente estudo faz uma revisão da literatura acerca da mastectomia no âmbito dos protocolos gerais de comunicação de más notícias, pois a mastectomia como tratamento do cancro da mama pode ser considerada uma má notícia adicional. Este estudo procura identificar áreas sensíveis da vivência emocional e social da mulher perante a possibilidade desta cirurgia.

Métodos: As bases de dados Pubmed, Web of science, Scopus e PsycINFO foram pesquisadas, desde o começo da indexação até Dezembro de 2009. Seleccionaram-se os estudos relativos a protocolos gerais de comunicação de más notícias, à comunicação de más notícias associada à mastectomia ou ao cancro da mama e à vivência de mulheres mastectomizadas.
Resultados: Foram incluídos 40 artigos. Os estudos sobre protocolos de comunicação de más notícias no cancro da mama focam o momento do diagnóstico em detrimento do tratamento. Perante a mastectomia, as doentes experienciam diversas dificuldades, desde alterações da imagem corporal e do humor a sintomas físicos pós-operatórios. A sexualidade, estabilidade marital e diversos padrões de vida poderão, também, ser afectados. A importância atribuída à aparência física, idade, expectativas e preparação pré-operatórias, qualidade do relacionamento sexual prévio, mecanismos de coping, tempo decorrido após a cirurgia, apoio disponível, tratamentos adicionais e reconstrução mamária, são aspectos determinantes no impacto da mastectomia.
Conclusões: Este conhecimento permite familiarização com especificidades da mastectomia e preparação do médico para as abordar quando apresenta esta hipótese terapêutica, complementando os protocolos gerais de comunicação de más notícias. Contribui, ainda, para a melhoria do apoio oferecido a estas doentes.

 

 

Trabalho completo