Medicina / Ciências Médicas e da Saúde Dissertações de Mestrado
|
|
|
|
Infecção do tracto urinário na criança e no adolescente
Autor:
Mariana Gonçalves Moreira
Mestrado Integrado em Medicina - Pediatria Faculdade de Medicina
Universidade do Porto
|
|
Resumo As infecções do tracto urinário (ITU) são as infecções bacterianas mais comuns inerentes à espécie humana, estando em 1º lugar dentro das infecções bacterianas mais comuns em idade pediátrica. A definição de ITU consiste no isolamento de um crescimento bacteriano puro numa amostra de urina, utilizando métodos de cultura semiquantitativos. Existem três apresentações clínicas: cistite/uretrite, pielonefrite e bacteriúria assintomática. A problemática das ITU centra-se na sua alta prevalência na idade pediátrica e nas complicações subsequentes, das quais se salientam as cicatrizes renais, dado a sua gravidade. A suspeita de ITU nasce a partir de sintomas urinários clássicos, sendo que a febre desempenha um alerta predominante. Posteriormente, a análise da urina é essencial para confirmar o diagnóstico. Existem vários métodos para a colheita da amostra de urina: jacto médio de urina, saco colector, aspiração suprapúbica e algaliação. São também vários os testes que permitem auxiliar no diagnóstico de ITU: tira-teste, sedimento urinário e cultura. No seguimento de uma criança com ITU é feito estudo imagiológico sendo, inicialmente, efectuada uma ecografia renopélvica. Devem ser tratadas todas as ITU sintomáticas na criança e a bacteriúria assintomática, nos casos com patologia nefro-urológica ou doença crónica que condicione maior susceptibilidade para infecções. A antibioterapia é, primeiramente empírica, sendo, logo que possível, ajustada de acordo com o teste de sensibilidade aos antibióticos. O tratamento varia de acordo com o grupo etário. O Refluxo vesicoureteral é um factor de risco bastante conhecido para ITU. O seu seguimento e tratamento precoce são aconselhados.
Palavras chave: Infecção Urinária em Pediatria, Métodos de Análise da Urina, Tratamento, Factores de Risco, Refluxo Vesicoureteral.
Índice
1. Resumo/ Abstract 1. Apresentação Clínica 2. Exames Auxiliares de Diagnóstico 2.1. Colheita da amostra de urina 2.2. Análise da amostra 7. Tratamento
8. Complicações
|
|