Medicina / Ciências Médicas e da Saúde Dissertações de Mestrado
|
|
|
|
|
Frenectomia labial e frenectomia lingual em Odontopediatria
Autor:
Ricardo
André Soares
Leal
Mestrado em Odontopediatria Faculdade de Medicina Déntaria
Universidade do Porto
|
|
Resumo Introdução A frenectomia labial e lingual pode ser efectuado devido a várias razões de ordem ortodôntica e periodontal, bem como funcional.
Objectivos Este trabalho tem como objectivo uma revisão bibliográfica de literatura sobre as várias técnicas e métodos usadas na odontopediatria, a sua necessidade, a idade dentária para a sua execução, os seus riscos e contraindicações, pós-operatório e resultados.
Material e Métodos Para a execução deste trabalho pretende-se pesquisar artigos relacionados com o tema, publicados em revistas indexadas (Português/Inglês) via web ou impressas em papel, com um limite de tempo de 2000-2010.
Desenvolvimento O freio lingual, por vezes, pode apresentar alterações no seu tamanho, dificultando algumas tarefas da língua podendo restringir a sua mobilidade. A anquiloglossia é uma das anomalias deste freio caracterizando-se por uma anomalia congénita, apresentando o freio lingual curto. Existem dois tipos de freios labiais, os superiores e os inferiores. Ambos têm características idênticas, a sua estrutura é dinâmica e modificável, estando sujeita a mudanças de forma, tamanho e posição ao longo das diferentes fases de crescimento e desenvolvimento. A sua tendência ao longo do tempo é de diminuir o tamanho e importância, sendo na criança largo e grosso, ficando mais fino e pequeno ao longo do desenvolvimento. As inserções anormais do freio provocam uma tracção anormal dos movimentos labiais podendo causar alterações nos tecidos periodontais, aspecto estético desfavorável, afectar a fonação de algumas letras, induzir a hábitos viciosos e interferir na escovagem dentária. A frenectomia é uma boa resolução cirúrgica para os problemas do freio, tanto lingual como labial. Esta técnica cirúrgica pode ser efectuada por várias técnicas convencionais e a laser, apresentando diferença na sua execução, na cicatrização e no pós-operatório.
Conclusão Após a elaboração desta revisão bibliográfica é possível concluir que existe grande controvérsia quanto à execução da frenectomia lingual e as suas verdadeiras contribuições para a melhoria das funções da língua e uma maiorponderação quanto à execução da frenectomia labial pois os existem diferentes opiniões devido à idade ideal e a sua conciliação com o tratamento ortodôntico.
Palavras chave: frenectomia lingual, frenectomia labial, anquiloglossia, diastemas, freio labial, freio lingual
Índice Resumo Abstract Introdução Materiais e Métodos Desenvolvimento -Frenectomia lingual -Técnica cirúrgica -Frenotomia -Frenectomia labial -Técnicas cirúrgicas -Técnicas Convencionais -Utilização de laser em frenectomias Conclusão Caso Clínico -Técnica cirúrgica Agradecimentos
Bibliografia
|
|