Medicina / Ciências Médicas e da Saúde

Dissertações de Mestrado

 

Efeitos benéficos da administração de grelina num modelo pediátrico de hipertensão pulmonar induzida pela monocrotalina

 

Autor: Ana Luísa Vieira de Castro Ramos das Neves
Orientador: Adeino Leite Moreira

 

Mestrado em Medicna e Oncologia Molecular

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

Faculdade de Medicina

Universidade do Porto
 

 

continuar

 

Efeitos benéficos da administração de grelina num modelo pediátrico de hipertensão pulmonar induzida pela monocrotalina

Resumo

INTRODUÇÃO. A hipertensão o pulmonar (HTP) é caracterizada por alterações estruturais dos vasos pulmonares, bem como por hipertrofia ventricular direita. A reversibilidade da remodelagem vascular pulmonar sÛ È possÌvel em fases da vida muito precoces. A caracterizaÁ„o de um modelo de HTP pedi·trica poder· possibilitar o estudo da fisiopatologia da doenÁa e de novas abordagens terapÍuticas. A grelina (Ghr) È um peptÌdeo vasoactivo com v·rios efeitos cardiovasculares.
OBJECTIVOS. Os objectivos deste estudo foram estabelecer um modelo de HTP pedi·trica induzida pela monocrotalina (MCT) e avaliar os efeitos morfomÈtricos e hemodin‚micos da administraÁ„o de Ghr. M…TODOS. Para estabelecer um modelo de HTP pedi·trica induzida pela MCT, foram efectuados ensaios com diferentes doses de MCT (60mg/Kg; 50 mg/Kg e 30mg/Kg) e avaliada a sobrevida aos 21 dias apÛs a administraÁ„o de MCT. Para avaliar os efeitos morfomÈtricos e hemodin‚micos da administraÁ„o de Ghr, ratos Wistar com 8 dias de vida receberam, aleatoriamente, MCT (30 mg/Kg, subcut‚nea) ou igual volume de soro fisiolÛgico. Em D7 apÛs injecÁ„o (15 dias de vida), os animais que receberam MCT, foram tratados com Ghr (100 mg/Kg, subcut‚nea, bid) ou veÌculo (soro fisiolÛgico, SF) durante 2 semanas. Em D21 (29 dias de vida), os animais foram instrumentados e procedeu-se ao registo de par‚metros hemodin‚micos biventriculares. O coraÁ„o e os pulmıes foram dissecados e pesados.
RESULTADOS. Foi estabelecido um modelo de HTP em idade pedi·trica, utilizando uma dose de MCT de 30mg/Kg, metade da dose estabelecida para o modelo adulto. Os animais do grupo MCT apresentavam um peso inferior aos do grupo controlo. No entanto, os animais tratados com Ghr apresentaram peso significativamente superioraos animais do grupo controlo. Os pesos do coraÁ„o e dos pulmıes aumentaram tambÈm significativamente no grupo MCT, em comparaÁ„o com o grupo controlo. A administraÁ„o de Ghr atenuou os efeitos da MCT sobre os pesos cardÌaco e pulmonar. A press„o sistÛlica m·xima no ventrÌculo direito (PVDmax), aumentou significativamente no grupo MCT. O tratamento com Ghr reduziu significativamente o grau de HTP. No grupo MCT verificou-se um aumento significativo da velocidade m·xima de elevaÁ„o da press„o (dP/dtmaxVD), que foi significativamente reduzida no grupo tratado com Ghr. No grupo MCT ocorreu disfunÁ„o diastÛlica, traduzida pelo aumento do (tau, constante de tempo inversamente proporcional ‡ velocidade de relaxamento mioc·rdico) e da press„o telediastÛlica no VD. No grupo tratado com Ghr ocorreu diminuiÁ„o significativa da velocidade de relaxamento e da press„o telediastÛlica. Em relaÁ„o aos par‚metros hemodin‚micos do ventrÌculo esquerdo (VE), n„o foram encontradas diferenÁas estatisticamente significativas entre os grupos.
DISCUSSÃO E CONCLUSÕES. Foram caracterizados, pela primeira vez, os par‚metros hemodin‚micos de ratos Wistar em idade pedi·trica e foi estabelecido um modelo de HTP induzida pela MCT. Animais injectados com MCT apresentaram hipertrofia ventricular direita e esquerda, hipertens„o pulmonar (elevaÁ„o da press„o sistÛlica m·xima no VD) e disfunÁ„o diastÛlica ventricular direita (elevaÁ„o da press„o telediastÛlica e velocidade de relaxamento mioc·rdico mais lenta no VD). A administraÁ„o de Ghr reverteu parcialmente a hipertrofia ventricular e melhorou os par‚metros hemodin‚micos do VD. Estes efeitos benÈficos da Ghr abrem uma janela de oportunidade terapÍutica da hipertens„o pulmonar pedi·trica.
 

 

TM Resumo

TM abstract

TESE