Medicina / Ciências Médicas e da Saúde

Dissertações de Mestrado

 

Dor torácica no serviço de urgência do Hospital de Santo António em 2008 um estudo descritivo

 

Autor: Luciana Neves Cidade Soares da Costa

 

Mestrado Integrado em Medicina

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

Universidade do Porto
 

 

continuar

 

Dor torácica no serviço de urgência do Hospital de Santo António em 2008 um estudo descritivo

Resumo

Introdução e objectivo: Estudo descritivo relativo à abordagem do doente com dor torácica no Serviço de Urgência do Hospital de Santo António em 2008, permitindo a avaliação desta, em função das prioridades atribuídas pela triagem de Manchester. População: Utentes do Serviço de Urgência do Hospital de Santo António em 2008, triados com base no fluxograma DOR TORACICA.
Métodos: Extracção de dados do programa informático utilizado no Serviço de Urgência(alert®) para Microsoft Excel®, em tabelas com a distribuição por prioridade atribuída na triagem (cor), medianas dos tempos considerados e quantificação dos exames imagiológicos, análises clínicas, procedimentos, terapêuticas, pareceres e destinos, mantendo a comparação entre cores de triagem atribuídas.
Resultados: Os 4717 doentes deste estudo correspondem a 3,7% dos doentes atendidos em 2008 no serviço analisado. A maioria dos doentes são triados com Laranja (N-1791) e Amarelo (N-2783), perfazendo 97% da população. As medianas dos tempos registados de triagem-1ª observação médica nas categorias prioritárias (Vermelho, Laranja e Amarelo) são de 31, 37 e 83 minutos respectivamente. 80% dos doentes Amarelo fazem exame imagiológico, a categoria Laranja é responsável por 62% das análises clínicas e 52% dos procedimentos. A classe de terapêutica utilizada com maior frequência varia de acordo com a prioridade atribuída. A especialidade mais requisitada para fornecer pareceres é a Cardiologia com 45% dos pedidos e uma mediana de tempo de resposta de 1h58. 65% dos doentes tem alta e 11% são internados, contribuindo para o internamento apenas as categorias Vermelho, Laranja e Amarelo.
Conclusão: Apesar de serem superiores aos preconizados na Triagem de Manchester, estes resultados referem-se aos tempos de registo efectuado, podendo ser assumido que para prioridades mais elevadas a diferença entre momento de atendimento e documentação do mesmo será também maior, devido à premência da observação simultânea e veloz de vários doentes. Os doentes triados com nível de prioridade superior correspondem a doentes que são mais investigados e que ficam mais vezes internados.

 

Palavras chave: Dor Torácica, Serviço de Urgência, Triagem de Manchester.  
 

 

Trabalho completo