Medicina / Ciências Médicas e da Saúde

Dissertações de Mestrado

 

Caracterização Clínico-Patológica do Carcinoma Hepatocelular em doentes diagnosticados e tratados no IPO-Porto e avaliação de sobrevivência dos doentes registados no Registo Oncológico da Região Norte (RORENO)

 

Autor: Daniel Basílio Leitão
Orientador: Lúcio José Lara Santos, Maria Fragoso

 

Mestrado Integrado em Medicina

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS ABEL SALAZAR

Universidade do Porto
 

 

continuar

 

CCaracterização Clínico-Patológica do Carcinoma Hepatocelular em doentes diagnosticados e tratados no IPO-Porto e avaliação de sobrevivência dos doentes registados no Registo Oncológico da Região Norte (RORENO)

Resumo

Introdução

O Carcinoma Hepatocelular (CHC) é o tumor primário maligno do fígado mais frequente. Os dados epidemiológicos referentes a este tumor em Portugal são exíguos e dispersos, o que dificulta a organização e o planeamento de actividades promotoras de saúde com impacto na prevenção e no diagnóstico precoce desta patologia. È fundamental criar um registo sistemático da doença.
Objectivos

Realizar a caracterização clínico-patológica do CHC em doentes portugueses.Avaliar a sobrevivência global. Identificar as lacunas na informação nas bases de dados que servem de base ao estudo. Avaliar a utilidade do instrumento de registo elaborado.
Metodologia

Estudou-se retrospectivamente os dados clínico-patológicos de uma série consecutiva de 84 doentes com diagnóstico de CHC admitidos no IPO-Porto, no período compreendido entre 1 de Janeiro de 2005 e 30 de Março de 2010, com recurso ao arquivo clínico e utilizando um inquérito previamente elaborado. Com base nos dados do Registo Oncológico da Região Norte (RORENO) foram estudados todos os casos de neoplasias malignas primárias do fígado com diagnóstico histopatológico (8170/3 a 8180/3), registados entre 2000 e 2006, excluindo-se os tumores benignos e os colangiocarcinomas, avaliando-se também sobrevivência global aos 5 anos.
Resultados
O CHC predominou em doentes com cirrose estabelecida seja por etilismo e/ou patologia inflamatória hepática (hepatite B e C). A doença ocorreu fundamentalmente em doentes com: idade ≥ 50 anos, género masculino e níveis de AFP ≥ 15 ng/ml. O diagnóstico foi realizado numa fase avançada da doença neoplásica (Estádio III). A sobrevivência global observada é reduzida e está associada ao estádio da doença hepática de base e da doença maligna. Constatou-se a existência de sub-registo nos dados que servem de base ao RORENO e ao IPO-Porto. Constatou-se défices de informação no instrumento de registo utilizado.

Conclusões
As características clínico-patológicas do CHC nos doentes estudados são sobreponíveis à literatura. O inquérito utilizado, após as correcções, é um instrumento válido para o registo sistemático do Hepatocarcinoma.

 

Palavras chave: Carcinoma Hepatocelular, Alfa-fetoproteina, Sobrevivência global, RORENO

 

Índice

Resumo
Abreviaturas
Introdução
O Hepatocarcinoma em Portugal
Objectivos
Material e Métodos
Resultados
Caracterização Sócio-demográfica e Profissional dos doentes com diagnóstico de CHC
Factores de risco em doentes com CHC
Quadro Clínico e Função Hepática
Características da Neoplasia
Estratégias Terapêuticas Utilizadas
Sobrevivência Global
Registo Oncológico da Região Norte (RORENO)
Lacunas de Informação
Discussão
Conclusão
Referências bibliográficas
Anexo
Agradecimentos


 

 

Trabalho completo