Medicina / Ciências Médicas e da Saúde

Dissertações de Mestrado

 

Abordagem diagnóstica do Carcinoma Hepatocelular

 

Autor: Sílvia Maria de Oliveira Lopes
Orientador: António Carlos Alves Santos

 

Mestrado Integrado em Medicina

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

Universidade do Porto
 

 

continuar

 

Abordagem diagnóstica do Carcinoma Hepatocelular

Resumo

Introdução: O Carcinoma Hepatocelular é a quarta principal causa de morte relacionada com cancro no mundo, resultando em 250.000 a um milhão de mortes por ano, globalmente. Está associado a uma elevada mortalidade, sendo o número de mortes anuais por Carcinoma Hepatocelular virtualmente idêntico à incidência, em todo o mundo.
Objectivos: Realizar uma revisão da bibliografia publicada de forma a definir a abordagem diagnóstica do Carcinoma Hepatocelular.

Desenvolvimento: O Carcinoma Hepatocelular desenvolve-se, geralmente, no contexto de uma doença hepática crónica, particularmente hepatite vírica, e possui uma distribuição geográfica heterogénea que, provavelmente, reflecte as diferenças na prevalência dos factores de risco nas distintas áreas do globo. A incidência de CHC aumenta com a idade, sendo 4 a 8 vezes mais comum no sexo masculino. O Carcinoma Hepatocelular apresenta-se, geralmente, num estadio tardio da sua história natural, tendo muitos dos pacientes doença intratável à apresentação. A sobrevivência média após o diagnóstico situa-se aproximadamente entre 6 e 20 meses.O diagnóstico de Carcinoma Hepatocelular pode ser difícil e muitas vezes requer o uso de marcadores sorológicos, modalidades de imagem e confirmação histológica.
Conclusões: O Carcinoma Hepatocelular é muito mais frequente em pacientes com Doença Hepática crónica ou cirrose. O seu diagnóstico pode ser difícil, e frequentemente é necessário o recurso a marcadores sorológicos como a Alfafetoproteína, modalidades de imagem (Ultrassonografia, Tomografia Axial Computorizada e Ressonância Magnética Nuclear, e confirmação histológica por biópsia. Geralmente, um aspecto clássico de Carcinoma Hepatocelular numa destas modalidades de imagem, combinada com uma concentração sorológica de Alfafetoproteína elevada, no contexto clínico apropriado é suficiente para estabelecer o diagnóstico. Contudo, o Carcinoma Hepatocelular é frequentemente diagnosticado numa fase tardia.

 

Palavras chave: Carcinoma Hepatocelular, Alfafetoproteína, Ultrassonografia, AASLD, TNM, Okuda, CLIP, Child-Pugh.
 

 

Trabalho completo