Gestão / Administração

Dissertações de Mestrado

 

O Processo de Aprendizagem Organizacional num Hospital
ESTUDO DE CASO

 

Autor: Ana Filipa Esteves Coimbra Gramacho
Orientador:
Pedro Santos Moreira

 

Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde

ISCTE - IUL
 

Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site.

continuar

 

O Processo de Aprendizagem Organizacional num Hospital

Resumo

Estudo com objectivo principal de Compreender quais os Factores Facilitadores que mais se reflectem na Aprendizagem Organizacional. Para alcançar os objectivos propostos são analisadas e comentadas as teorias sobre Conhecimento, Aprendizagem Individual, Aprendizagem Organizacional, bem como as relativas ao Ciclo de Conhecimento nas Organizações. Como procedimento metodológico, este estudo envolve o método exploratório, numa abordagem quantitativa, realizada através de estudo de caso, mediante aplicação de questionário e pela análise documental. Indo ao encontro do objectivo, os Factores Facilitadores que mais se reflectem no processo de Aprendizagem Organizacional para a Organização em estudo são, positivamente, o Factor Facilitador 6 – EDUCAÇÃO CONTÍNUA reflectindo-se no estadio Disseminação, e, negativamente, o Factor Facilitador 10 – PERSPECTIVA SISTÉMICA, reflectindo-se no estadio Memória Organizacional. Neste sentido, os resultados obtidos apontam para uma Organização que valoriza a Aquisição de conhecimentos e a sua Disseminação pela Organização, dando, no entanto, pouca importância à Utilização desse conhecimento, com consequências directas no fraco desenvolvimento de Memória Organizacional, pelo que concluímos que esta apresenta resultados coadunantes com a existência de Aprendizagem Organizacional, no entanto com algumas “lacunas” em alguns dos estadios. Da análise pudemos concluir que a Organização, embora sem programas formais de Gestão do Conhecimento, encontra-se consciente que o Conhecimento e a Aprendizagem Organizacional devem servir os propósitos maiores da instituição, apoiando-se na vantagem sustentável dos conhecimentos colectivos que agrega e os quais Dissemina e, ainda, a prontidão em Adquirir novos conhecimentos. No entanto, apresenta lacunas aquando da etapa da sua Utilização e criação de Memória Organizacional.

 

Palavras chave: Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Factores Facilitadores, Ciclo de Conhecimento, Knowledge, Organizational Learning, Easing Factors, Cycle of Knowledge

 

Índice 

Capítulo I. Problemática 1

Capítulo II. Revisão da literatura

2.1. Conhecimento
2.2. Aprendizagem Individual
2.3. Aprendizagem Organizacional
2.4. Ciclo de Conhecimento

2.5. Factores Facilitadores

2.6. Objectivos 

Capítulo III. Método de Pesquisa

3.1. Procedimentos Metodológicos
3.2. Caracterização da amostra

Capítulo IV. Apresentação e Discussão dos Resultados

4.1. Resultados à luz dos Factores Facilitadores
4.2. Resultados à luz do Ciclo de Conhecimento

Capítulo V. Conclusões, Limitações e Recomendações para futuras investigações

Referências Bibliográficas

Anexos

Anexo 1 – Questionário Aprendizagem Organizacional
Anexo 2 – Questões do Questionário divididas por Factor Facilitador
 

 

Trabalho completo