Ciências da Educação Dissertações de Mestrado
|
|
|
|
Utilização da internet pelos jovens em contexto pessoal e escolar
Autor:
Maria Augusta
Bento
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia
Universidade Aberta Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site. |
|
Resumo Esta investigação decorreu numa Escola Secundária com 3º ciclo de Lisboa. Os sujeitos foram 132 alunos de seis turmas, três turmas do nono ano e três do décimo segundo ano de escolaridade e tem como objectivos: verificar o tipo de utilização que é dado ao computador e à Internet pelos alunos; analisar como os jovens avaliam as formas comunicacionais proporcionadas pela Internet, analisar o tipo de utilização que é dado ao Mensageiro Instantâneo pelos alunos; compreender se o Mensageiro Instantâneo tem uma função socializadora; conhecer a opinião dos jovens quanto ao tipo de linguagem que é usado no Mensageiro Instantâneo; perceber o que torna o Mensageiro Instantâneo atractivo para os jovens e verificar em que contexto os alunos utilizam as Mensagens Instantâneas. Este trabalho foi desenvolvido tendo por base um questionário construído por nós. Os resultados obtidos apontam para uma apropriação inegável do computador e da Internet pelos jovens; para a utilização do Mensageiro Instantâneo essencialmente para comunicar por escrito com jovens normalmente da mesma faixa etária, nomeadamente, amigos, colegas de turma e outros colegas de escola; para um carácter socializador do Messenger, na medida em que ele vem satisfazer duas grandes necessidades sentidas pelos adolescentes, a necessidade de criar e manter os amigos e a necessidade de pertença a um grupo; para a utilização pelos alunos de um código próprio nas comunicações através do Messenger, código esse que não ameaça a Língua Portuguesa, a linguagem abreviada usada no Messenger constitui somente mais uma forma de utilização da língua; para o Messenger ser uma modalidade de comunicação atractiva por preencher a necessidade de socialização sentida pelos jovens destas faixas etárias; para o facto de os alunos reconhecerem as potencialidades do Messenger em contexto educativo e para uma utilização deste nesse contexto, embora a sua utilização seja mais em contexto social. São indicadas linhas para futuras investigações.
Palavras chave: Comunicação, Chat, E-mail, Emoticons, IM, Internet, Messenger, MI, Mensageiro Instantâneo, MS , Sociedade da Informação, TIC.
Índice I TRODUÇÃO 1 PARTE 1 – E QUADRAME TO TEÓRICO Capítulo 1. Da Sociedade da informação ao ensino Introdução 6 1. A Sociedade da Informação 6 2. As TIC na Escola actual 13 3. O papel do professor com a integração das TIC no ensino 19 Síntese 23 Capítulo 2. A Internet Introdução 25 1. Conceito de Internet 25 2. Alguns aspectos sobre a história da Internet 26 3. Os efeitos da Internet na sociabilidade 29 4. A Internet e as suas ferramentas comunicacionais mais importantes 35 4.1 Conceito de comunicação 36 4.2 Comunicação mediada 38 5. A Internet como facilitadora de uma aprendizagem colaborativa 43 Síntese 47 Capítulo 3. O Mensageiro Instantâneo Introdução 49 1. O Mensageiro Instantâneo – um pouco de história 50 2. O Mensageiro Instantâneo “Windows Live Messenger” 51 3. O tipo de linguagem usado no Mensageiro Instantâneo 54 4. O Mensageiro Instantâneo como forma de comunicação 65 4.1 Quem são os utilizadores do Mensageiro Instantâneo 65 4.2 Como as MI satisfazem duas necessidades sentidas pelos adolescentes 67 4.3 Lista de contactos e nomes de ecrã 68 4.4 Factores que influenciam o uso das MI 70 4.5 Tempo, tipos e frequência de uso das MI pelos jovens 71 4.6 Apropriação da Internet pelos jovens em Portugal 73 5. Utilizações do Messenger em contexto educativo 75 Síntese 79 PARTE 2. I VESTIGAÇÃO EMPÍRICA Capítulo 1. Metodologia Introdução 83 1. O método de investigação 84 2. A escolha da escola 85 3. Caracterização da escola 85 4. A amostra 90 5. Instrumento de recolha de dados 91 5.1 Quadro conceptual do questionário 91 5.2. Construção do questionário 93 5.3. Validação do questionário 94 5.4. Estrutura da versão final do questionário 97 5.5. Aplicação do questionário 98 6. Forma de tratamento dos dados 101 Síntese 102 Capítulo 2. Análise dos dados Introdução 103 1. Análise dos resultados do questionário 103 Grupo I – Dados de Identificação 103 Grupo II – Computador em casa 105 Grupo III – Computador na escola 126 Grupo IV – Ferramentas para comunicar na Internet 138 Grupo V – Messenger 158 Grupo VI – O Messenger em contexto escolar 183 Grupo VII – Comunicar com o Messenger 198 Síntese 202 I TERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS 218 CO CLUSÕES 228 REFERÊ CIAS BIBLIOGRÁFICAS 232 VOLUME 2 - ANEXOS (em cd-rom)
|
|