Ciências da Educação Dissertações de Mestrado
|
|
|
|
Fertilidade humana e seu controlo
Autor:
Georgina Mendes Rodrigues Osório
Mestrado
em Educação
Universidade do Minho Se é autor de uma tese / dissertação de mestrado ou de doutoramento envie-nos para knoow.net@gmail.com e ajude-nos a enriquecer ainda mais o nosso site. |
|
Resumo No âmbito da Educação em Ciências, diversos estudos têm revelado que as crianças mantêm, acerca da “Fertilidade Humana e seu Controlo”, algumas concepções alternativas que são extremamente persistentes ao longo de vários níveis de escolaridade. Tendo presente a importância destas concepções para o exercício de uma cidadania responsável, na educação para a saúde e para uma sexualidade consciente, incluindo a prevenção de riscos como a gravidez na adolescência e as infecções sexualmente transmissíveis (nomeadamente a SIDA), consideramos ser um dever da escola, detectar as ideias (e práticas) dos alunos sobre “Fertilidade Humana e o seu Controlo” e ajudar na construção de ideias cientificamente correctas, sobre estas e outras temáticas. Contudo, as ideias dos alunos portugueses no final do Ensino Básico sobre este tópico ainda não são bem conhecidas. Com este estudo, pretendeu-se diagnosticar as referidas ideias dos alunos, identificar as fontes de informação a que mais recorrem no âmbito deste tema e averiguar a eventual relação entre as concepções que perfilham, o género, o nível sócio-cultural familiar (habilitações dos pais) e o meio em que vivem (urbano ou rural). Por outro lado, pretendeu-se analisar a abordagem deste tema nos manuais de Ciências Naturais do 3ºCiclo do Ensino Básico (9ºAno) de modo a inferir em que medida estes materiais podem pôr em causa as concepções alternativas reveladas pelos alunos ou, pelo contrário, contribuem para a persistência das mesmas. Para tal, aplicou-se um questionário anónimo, constituído por situações problema que implicavam tomadas de decisão fundamentadas num estudo que se centrou no distrito do Porto e envolveu quatro turmas de escolas de meios urbanos e outras quatro de escolas de meios rurais e analisou-se o tema “Fertilidade Humana e seu Controlo” nas últimas edições dos sete manuais escolares de Ciências Naturais do 9º Ano de escolaridade disponíveis para o ano lectivo de 2006/2007. Foram encontradas algumas diferenças entre géneros, meio rural e urbano, e para as habilitações parentais quer na selecção de fontes de informação sobre sexualidade quer nos conhecimentos dos alunos. Os resultados sugerem que as fontes de informação a que os alunos mais recorrem são os pares, a Internet e a formação na escola e as menos utilizadas são o diálogo com o pai, as consultas de planeamento familiar e os livros. Apesar disso, os alunos revelaram bons conhecimentos sobre a prevenção de ISTs. Contudo, foram detectadas, lacunas importantes na compreensão da ovulação, na distinção entre período fértil e período menstrual, na localização dos referidos fenómenos no ciclo menstrual, bem como, na distinção entre contracepção regular e de emergência. A análise dos manuais revela que as abordagens destes conteúdos apresentam claras insuficiências para formar os cidadãos nesta matéria.
Índice
AGRADECIMENTOS Capítulo I – CONTEXTUALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO ESTUDO
1.1 - Introdução
1.2.1 - A educação para a cidadania e o
tema “Fertilidade Humana e seu Controlo” 1.2.2 - A formação dos
adolescentes em “Fertilidade Humana e seu Controlo”
1.3 - Objectivos da Investigação Capítulo II – REVISÃO DE LITERATURA
2.1 - Introdução
2.2.1. Fertilidade Feminina 2.3. Controlo da Fertilidade
2.3.1. Métodos de Controlo da Natalidade
2.4 - Conhecimentos e dificuldades dos alunos do Ensino Básico no âmbito do tema “Fertilidade Humana e o seu Controlo”
2.4.1 - Conhecimentos e dificuldades dos
alunos do Ensino Básico 2.4.2 - Conhecimentos e dificuldades dos alunos do Ensino Básico na avaliação de riscos inerentes a uma vida sexualmente activa 2.5 - Os manuais escolares e o tema “Fertilidade Humana e o seu Controlo”
2.5.1 - Os manuais escolares no ensino e
na aprendizagem das Ciências 2.6 - Síntese Capítulo III – METODOLOGIA
3.1 - Introdução 3.2.1 - População e amostra
3.2.1.1 – Selecção da amostra utilizada
3.2.2 – Selecção da Técnica de
investigação: o inquérito por questionário 3.2.3.1 - Elaboração do questionário 3.2.3.2 - Validação do questionário
3.2.4 – Recolha dos Dados 3.3 - Descrição do estudo efectuado com manuais escolares 3.3.1 - População e amostra
3.3.1.1- Selecção da amostra utilizada 3.3.2 - Selecção da Técnica de investigação: a análise de conteúdo
3.3.3 - Instrumento de recolha de dados:
elaboração e validação Capítulo IV – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS
4.1 – Introdução Capítulo V – CONCLUSÕES E IMPLICAÇÕES
5.1 – Introdução
5.2.1. Conclusões do estudo efectuado com
alunos
5.3 – Implicações dos Resultados REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 109 ANEXOS 115
1. Questionário aplicado aos alunos
participantes no estudo
|
|