História

Cronologia de Acontec. Históricos

 

 

Principais acontecimentos históricos em 1822

 

Autor: Equipa knoow.net
Data de criação: 27/03/2009

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: ...  ver mais

Palavras chave:  -

Comente ou leia comentários a este conceito

 

Principais acontecimentos históricos em 1822
| 1821 | 1923 | Séc. XIX |

História de Portugal

Política:

. 09/Jan: O príncipe regente D. Pedro de Alcântara, contrariando as ordens das Cortes Portuguesas e aceitando o pedido dos membros do Senado da Câmara do Rio de Janeiro, decide ficar no Brasil, naquele que ficou conhecido como o Dia do Fico.

. 19/Fev: Revolta da Baía contra o domínio português, imediatamente sufocada por ordem de D. Pedro.

. 22/Jun: É publicada a Lei dos Forais.

. 06/Ago: Num «Manifesto do Príncipe Regente do Brasil» às potências estrangeiras, D. Pedro declarava que Portugal atentara contra os direitos do Brasil e impunha uma «tirania portuguesa».

. 07/Set: Grito do Ipiranga, acontecimento que marca a declaração de independência do Brasil relativamente a Portugal, proferida por D. Pedro nas margens do Rio Ipiranga.

. 23/Set: É promulgada a Constituição Portuguesa, a primiera 'Lei Fundamental' portuguesa e que marcava uma tentativa de colocar um fim ao absolutismo inaugurando a monarquia constitucional.

. 01/Out: D. João VI jura a Constituição. A rainha, D. Carlota Joaquina recusa-se a jurá-la, sendo por isso transferida do Paço da Bemposta para a Quinta do Ramalhão.

. 04/Out: Terminam os trabalhos da Assembleia Constituinte.

. 15/Nov: Iniciam-se os trabalhos das primeiras Cortes Ordinárias.

. 24/Dez: As Cortes Ordinárias nomeiam uma regência para o Brasil, a funcionar na Baía, com jurisdição sobre todas as províncias.

Economia:

. 21/Ago: O Banco de Lisboa, criado no ano anterior, abre as suas portas ao público.

Religião:

. 18/Out: As casas conventuais são reduzidas por decreto e é proibida a admissão de noviços.