Ciências Sociais e Humanas

Psicologia

Memória de Curto-Prazo

Autor: Filipa Zenhas

Mestre em Psicologia

Data de criação: 30/04/2015

Resumo: Apresentação do conceito de Memória de Curto-Prazo...

Quantas vezes damos por nós a tentar reter um número de telefone ou o número do cartão de cidadão, e apesar de o repetirmos (...)

Palavras chave:  psicologia

Para comentar ou colocar dúvidas sobre este artigo »»»

Conceito de Memória de Curto-Prazo

Quantas vezes damos por nós a tentar reter um número de telefone ou o número do cartão de cidadão, e apesar de o repetirmos vezes sem conta, passado 1 minuto temos de dizer o número e já nos esquecemos, ou lembramos apenas 2 ou 3 dígitos?

A memória a curto-prazo, também referida como memória de trabalho, é uma memória frágil, breve e imediata do conteúdo que é processado num determinado momento, em que a informação que tentamos reter pode perder-se em menos de 1 minuto.

Esta memória permite ajudar a lembrar informação visual e espacial, a coordenar atividades cognitivas e planear estratégias.

Cognitivamente, a capacidade da memória a curto-prazo é limitada, retendo cerca de 7 itens (+ ou – 2), ou seja, de 5 a 9 itens. Aqui, fator preponderante é a forma de organização, os agrupamentos, que são unidades com significado, sendo que estes podem ser números ou letras. A duração da memória a curto-prazo varia entre os 12 segundos e 30 segundos e qualquer tarefa distrativa pode impedir que haja repetição da informação, que é o que faz com que a memória não se perca.

Os efeitos de recência e primazia estão relacionados com esta memória. Quando é dada uma lista de itens para o sujeito memorizar, o efeito de recência refere-se a uma melhor recordação dos itens que estão no fim na lista; por sua vez, o efeito de primazia está relacionado com uma melhor recordação dos primeiros itens da lista.

Outro conceito importante é o de span da memória – forma como esta é mensurada, que se traduz no número de itens recordados correta e ordenadamente.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia