Ciências Médicas

Medicina

Histoplasmose

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Histoplasmose...

Palavras chave:  medicina

Importante: os textos desta secção são meramente descritivos e não constituem nem substituem aconselhamento médico.

 

Conceito de Histoplasmose

A Histoplasmose é uma infecção provocada pelo fungo Histoplasma Capsulatum. Esta infecção desenvolve-se geralmente nos pulmões quando os esporos são inalados, podendo propagar-se pelo fluxo sanguíneo a outras partes do corpo.

A Histoplasmose pode ser fraca ou aguda primária ou, mais raramente, progressiva disseminada e eventualmente crónica cavitária.

. Histoplasmose Fraca: No caso da Histoplasmose fraca, não existem sintomas visíveis, podendo apenas ser detectada através de radiografias ao tórax.

. Histoplasmose Aguda Primária: Na forma aguda primária, os sintomas surgem entre 3 a 20 dias após a inalação dos esporos do fungo e caracterizam-se por tosse, falta de ar, febre e dor torácica e costumam desaparecer algumas semanas depois.

. Histoplasmose Disseminada Progressiva: Esta forma de Histoplasmose verifica-se quando a doença se propaga a outras partes do corpo, podendo originar o aumento de tamanho do fígado, baço e gânglios linfáticos e por vezes úlceras na boca e nos intestinos. Em casos raros, pode também afectar as glândulas supra renais, causando a doença de Addison. Geralmente não afecta adultos saudáveis, podendo contudo atingir crianças e pessoas cujo sistema imunitário esteja debilitado (como os portadores de SIDA), sendo necessário intervenção médica.

. Histoplasmose Crónica Cavitária: Nesta forma de Histoplasmose a infecção desenvolve-se progressivamente ao longo de várias semanas, originado tosse e uma cada vez maior dificuldade em respirar, perda de peso, mal-estar geral e febre ligeira. Em alguns casos, as dificuldades respiratórias pode piorar gradualmente e alguns doentes podem expectorar sangue.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia