Ciências Médicas

Medicina

Hepatite A

Autor: Mariana Carlos

Mestre em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar

Data de criação: 14/03/2015

Resumo: Apresentação do conceito de Hepatite A...

O vírus da hepatite A (HAV), descoberto pela primeira vez em 1973, é causado por um picornavírus (constituído por uma única (...)

Palavras chave:  medicina

Importante: os textos desta secção são meramente descritivos e não constituem nem substituem aconselhamento médico.

 

Conceito de Hepatite A

O vírus da hepatite A (HAV), descoberto pela primeira vez em 1973, é causado por um picornavírus (constituído por uma única molécula de RNA) do género hepatovírus.

A hepatite A é uma infeção do fígado que, normalmente, está associada a uma doença leve (recuperação entre duas a seis semanas) caracterizada por sintomas semelhantes á gripe, sendo que a taxa de mortalidade varia entre 0,1% e 1%.

A doença é geralmente mais grave quanto mais velha a pessoa é, e crianças infetadas menores de 6 anos não experimentam, normalmente, sintomas percetíveis. Nestes casos (assintomáticos) a infeção apenas pode ser reconhecida pela deteção de alterações bioquímicas ou sorológicas no sangue.

O diagnóstico da infeção por HAV é geralmente estabelecido com base na evolução cronológica dos sintomas clínicos, na identificação de uma fonte infetada conhecida e, com mais segurança, nos resultados fornecidos por testes sorológicos específicos.

Por rotina, o diagnóstico é feito através da pesquisa de anticorpos específicos da classe IgM (Imunoglobulina M) que aparecem no sangue cerca de 3-7 semanas após o contágio.

Durante a fase de convalescença, aparecem também anticorpos da classe IgG (Imunoglobulina G), os quais permanecem detetáveis indefinidamente e conferem imunidade à hepatite A para o resto da vida.

A transmissão deste vírus pode ocorrer via fecal-oral por contato direto com uma pessoa infetada ou pela ingestão de alimentos ou água contaminados com HAV. Ocasionalmente também pode ser adquirida por contacto sexual ou transfusões de sangue.

A contaminação de alimentos com HAV pode ocorrer de várias maneiras diferentes: frutas e vegetais cultivados e/ou irrigados com materiais contaminados com fezes, marisco cultivado e colhido de águas poluídas por resíduos fecais, processamento e preparação de alimentos em equipamentos contaminados, manipuladores de alimentos infetados ou com falta de higiene, estabelecimentos alimentares com más condições sanitárias e sistemas de eliminação de resíduos inadequados, juntamente com práticas de fabricação insatisfatórias.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia