Ciências Médicas

Medicina

Faringite

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de faringite; quais as causas e quais os sintomas; diagnóstico e tratamento...

Palavras chave:  medicina

Importante: os textos desta secção são meramente descritivos e não constituem nem substituem aconselhamento médico.

 

Conceito de Faringite

O termo faringite designa uma inflamação da mucosa da faringe, geralmente provocada pelo desenvolvimento de infecções virais ou bacterianas, constituindo a principal causa de dores de garganta.

A mucosa da faringe está particularmente exposta ao contacto com microrganismos presentes nos alimentos ou suspensos no ar, dispondo, por isso, de diversos mecanismos de defesa que, em condições normais, evitam que esses microrganismos se desenvolvam na própria mucosa faríngea ou penetrem em segmentos inferiores das vias respiratórias. Quando estes mecanismos defensivos falham por algum motivo, os microrganismos desenvolvem-se e provocando uma infecção. Para travar este processo, produz-se uma resposta inflamatória, com a tumefacção da mucosa faríngea que aumenta a irrigação da zona, facilitando a chegada de elementos imunitários para combater a infecção.

Algumas das principais causas das falhas nos mecanismos defensivos que estão na origem da faringite são os seguintes:

- irritação da mucosa faríngea provocada pelo consumo de tabaco;

- frio, secura ambiental e alterações bruscas da temperatura dificultam a actividade das glândulas da mucosa que elaboram as  secreções protectoras;

- complicação provocada pela chegada de microrganismos provenientes de tecidos adjacentes, como sucede frequentemente em casos de infecção da mucosa nasal, da cavidade bucal e da laringe;

- diversas doenças infecciosas que podem afectar o conjunto do organismo, como o sarampo e outras doenças eruptivas da infância rubéola, escarlatina) ou a tuberculose.

 

Tipos de Faringites

De acordo com o respectivo tempo de evolução, é possível diferenciar dois tipos de faringite:

- Faringite aguda, quando a processo inflamatório é brusco e se prolonga apenas durante alguns dias, após os quais entra em remissão;

- Faringite crónica, quando a inflamação se prolonga por várias semanas ou meses ou quando se apresenta intermitentemente ao longo dos anos.

Por outro lado, de acordo com o tipo de microrganismo que a provoca, também é possível distinguir três tipos de faringite:

- Faringite viral, quando é provocada por vários tipos de vírus, entre os quais o da gripe e os que estão na origem das constipações;

- Faringite bacteriana, quando é provocada por vários tipos de bactérias, como os estreptococos e os pneumococos.

- Faringite fúngica, quando é provocada por alguns fungos microscópicos, nomeadamente por Candida albicans.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia