Ciências Médicas

Medicina

Escoliose

Autor: Mónica Barbosa

Licenciatura em Fisioterapia

Data de criação: 03/04/2015

Resumo: Apresentação de Escoliose... A escoliose é uma curvatura tridimensional que compreende, de uma forma geral (...)

Palavras chave:  medicina

Para comentar ou colocar dúvidas sobre este artigo »»»

Importante: os textos desta secção são meramente descritivos e não constituem nem substituem aconselhamento médico.

 

Conceito de Escoliose

A escoliose é uma curvatura tridimensional que compreende, de uma forma geral, consequências  como alteração da postura, disiquilibrios musculares, compressão a nível dos discos intervertebrais e défice na expansibilidade torácia, alterando negativamente a complacência toracopulmonar e a ventiliação com diminuição da capacidade vital.

As escoliose acarreta modificações do alinhamento das estruturas, da musculatura e do movimento, afetando as atividades funcionais e restringindo a vida ativa do indivíduo. Estas modificações são, essencialmente, a alteração tridimensional de segmentos vertebrais, alteração compensatórias de outras estruturas do corpo, distensão dos músculos da convexidade, encurtamento dos músculos da concavidade, perturbação na elasticidade destes músculos e, consequentemente, afeção do sistema propriocetivo e do controle postural.

Relativamente às disfunções respiratórias, estas podem ou não existir dependendo do seu grau e localização da curvatura da coluna. Assim, a afeção do sistema respiratório é produzida por curvaturas a nível da coluna torácica, pois esta provoca de forma direta alterações da grelha costal, dada a ligação biomecânica que estabelecem entre si.

A sintomatologia dolorosa é um dos problemas com maior prevalência em adultos com escoliose comparativamente com adultos que não apresentam escoliose, sendo que a ocorrência de queixas de dor tem, provavelmente, uma origem multifatorial (Nigrini et al, 2012).

A escoliose é mais prevalente em indivíduos do género feminino e é de origem idiopática ou genética.

As aboradagens possíveis e exequiveis em casos de escoliose são a cirurgia, a utilização de ortoteses e a Fisioterapia. A evidência científica existente refere que não é possível eliminar totalmente a escoliose com as técnicas conservadoras atualmente existentes. Estas permitem prevenir a progressão da escoliose e reverter/corrigir algumas das alterações da curvatura da coluna vertebral. Dentro das diversas áreas da Fisioterapia, a abordagem conservadora com maior evidencia científica e com efeitos mais notáveis no ambito da escoliose é a Reeducação Postural Global (RPG). 

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia