Ciências Médicas

Medicina

Agnósia

Autor: Equipa knoow.net

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Agnósia; Os vários tipos de Agnósia...

Palavras chave:  medicina

Importante: os textos desta secção são meramente descritivos e não constituem nem substituem aconselhamento médico.

 

Conceito de Agnósia

A Agnósia é uma patologia caracterizada pela deterioração da capacidade de reconhecimento ou identificação de objectos, mantendo-se a função sensorial intacta. Um indivíduo pode manter a acuidade visual normal e não ter capacidade de reconhecer uma caneta, familiares ou a sua própria imagem no espelho.

Classificação:

. Agnosia de objectos: Agnosia visual em que há incapacidade de descrever um objecto, de indicar a sua utilização e de juntar objectos idênticos. Somente com a palpação este é reconhecido.

. Agnosia espacial: Agnosia visual em que há a incapacidade de se orientar no espaço, de avaliar correctamente a localização de objectos, a distância deles e entre eles, e dos seus relevos.

. Agnosia de imagens: Agnosia visual em que há incapacidade de denominar imagens, de descrevê-las e de juntar imagens idênticas.

. Agnosia simultânea: Agnosia visual em que há incapacidade de reconhecer um objecto ou imagem como um todo, embora todas suas partes possam ser reconhecidas isoladamente. Há incapacidade de ver mais de um aspecto de uma imagem de uma única vez e não se consegue ligar um aspecto ao outro.

. Agnosia aperceptiva: Agnosia em que há incapacidade de reconhecer a forma e propriedades elementares do objecto. Os pacientes não conseguem copiar uma imagem e não a reconhecem.

. Agnosia social-emocional: Agnosia em que há incapacidade de reconhecer nuances sócio-emocionais transmitidas através de voz, gestos ou expressão facial (no último caso, é por vezes considerada na literatura prosopagnosia). Além de causada por lesões cerebrais, como nas amígdalas ou em regiões temporais, é relacionada ao autismo infantil e à esquizofrenia.

. Apsicognosia: Agnosia descrita na escola francesa para certos casos de alcoolismo crónico, caracterizada por perda insidiosa de reconhecimento do estado mórbido, da auto-estima , da capacidade de se auto-avaliar em relação aos outros e de se julgar.

. Estereoagnosia (ou aestereognosia): Agnosia em que há incapacidade de reconhecer a forma e as qualidades físicas (peso, textura, temperatura, consistência) através do tato.

. Autotopagnosia (agnosia da imagem corporal ou somatotopagnosia): Agnosia espacial corporal, com transtorno do esquema corporal. Incapacidade de reconhecer ou localizar partes do próprio corpo, bem como a incapacidade de relacioná-las umas com as outras e com o corpo em geral.

. Agnosia associativa: Agnosia em que chegam a ser percebidas classes de objectos, cenas visuais ou sons bem discriminados, mas não identificados. Os pacientes conseguem copiar uma imagem, sem reconhecê-la.

. Anosognósia: É uma perturbação grave na qual o utente nega a existência de uma paralisia. Normalmente é o lóbulo parietal do lado dominante que está afectado.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia