Estou aqui: Início » Ciências Informáticas e Telecomunicações » Informática

 
Ciênc. Inform. e Telecom.

Informática

Periféricos de Entrada

Autor: Ricardo Martins
Técnico de Informática

 

Data de criação: 21/03/2015

Resumo: Apresentação do conceito de Periféricos de Entrada...
Qualquer dispositivo que emite informação para um computador é chamado de periférico de entrada. Existem muitos periféricos de entrada (...)

Palavras chave:  informática

 

Conceito de Periféricos de Entrada

Qualquer dispositivo que emite informação para um computador é chamado de periférico de entrada. Existem muitos periféricos de entrada, mas os mais comuns são o teclado, o rato e o scanner. O teclado é um dos principais dispositivos de entrada utilizados pelos computadores. O design do teclado veio dos teclados das máquinas de escrever. Esta disposição de teclas é conhecido como QWERTY, que recebe o nome das seis primeiras letras do canto superior esquerdo do teclado. Embora a conceção dos teclados possa ter vindo das máquinas de escrever, os teclados hoje têm muitas outras teclas, como Ctrl (Control), Alt ou Option e Command nos computadores da Apple ou tecla do Windows nos computadores Microsoft. Alguns teclados têm ainda mais teclas, que lhes permite alterar o volume do sistema, abrir o navegador WEB ou abrir programas multimédia. O rato, juntamente com o teclado, é um dos principais periféricos de entrada. É um pequeno dispositivo portátil que acompanha o movimento do utilizador e é utilizado para mover o cursor no ecrã. Ele também tem botões que são usados para selecionar objetos. Enquanto inicialmente os ratos usavam uma bola para controlar o seu movimento, agora usam um raio de luz ou um laser. Esta tecnologia ótica é mais precisa que o método da bola e também impede os ratos de ficarem sujos por dentro. O scanner é um periférico de entrada que digitaliza documentos e imagens que podem ser importados para um computador.

O trabalho de um computador é principalmente para processar a entrada de informação, os computadores são bastantes inúteis sem os periféricos de entrada. Portanto, os periféricos de entrada são uma parte vital de qualquer computador. Enquanto a maioria dos computadores vêm com teclado e rato, outros periféricos de entrada também podem ser usados para enviar informações para o computador. Alguns exemplos, incluem joysticks, teclados MIDI, microfones, webcams, leitor de cartões. Todos estes dispositivos enviam informações para o computador e, portanto, são classificados como periféricos de entrada.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia