Estou aqui: Ciências Exatas » Química

 
Ciências Exatas

Química

Ácido de Bronsted

Autor: Renata B. Silva

Mestre em Tecnologia Química

 

Data de criação: 07/03/2008

Resumo: Apresentação do conceito de Ácido de Bronsted...

Ácido de Bronstead (por vezes designado como ácido de Lowry), é, de forma simplificada, qualquer substância química que (...).

Palavras chave:  química

 

Conceito de Ácido de Bronsted

Ácido de Bronstead (por vezes designado como ácido de Lowry), é, de forma simplificada, qualquer substância química que tende a ceder protões (iões H+).

Esta designação é empregue quando se considera a teoria ácido-base de Bronsted-Lowry, utilizada para descrever o mecanismo de reação entre ácidos e bases e descrita, simultaneamente em 1923, pelos químicos Johannes Nicolaus Bronsted (Varde, Dinamarca, 22 de fevereiro de 1879  - 17 de dezembro de 1947) e Thomas Martin Lowry (Bradford Inglaterra26 de Outubro de 1874 - 2 de Novembro de 1936).

Segundo esta teoria, numa reação ácido-base, as espécies químicas adotam comportamentos complementares, ou seja, uma dada espécie química comportar-se-á como ácido na presença de uma outra espécie que se comporte como base. Isto é o mesmo que dizer que há a formação de pares conjugados numa reação deste tipo- o ácido cede protões a uma base que os recebe.

Uma forma de escrever, genericamente, uma reação ácido-base segundo Bronsted-Lowry, será:

Ácido + Base Base conjugada + Ácido conjugado

em que a base conjugada é a espécie química que resulta da perda de um protão pelo ácido de Bronsted e o ácido conjugado é a que resulta do ganho desse mesmo protão pela base de Bronsted.

É de notar que a base conjugada de um ácido forte é uma base fraca e vice-versa. Quanto mais forte for a base, mais fraco será o ácido conjugado, e, da mesma forma, quanto mais forte for o ácido conjugado, mais fraca será a base.

O corolário da existência de pares conjugados é que uma espécie descrita como ácido numa reação pode tornar-se a base noutra, de acordo com a espécie com a qual reage.

O exemplo mais comummente utilizado deste fato é a água, que se pode comportar, alternadamente como ácido ou como base.

 

Tomando como exemplo, uma reação da água com o ácido clorídrico, teremos a água a comportar-se como base de Bronsted, porque recebe um protão:

H2O(l) + HCl(aq)  Cl-(aq) + H3O+(aq)

 

Genericamente, a água será uma base em reações do tipo:

H2O(l) + HA(aq)  A-(aq) + H3O+(aq)

em que HA é o ácido de Bronsted e A- a sua base conjugada.

 

Por outro lado, no exemplo de uma reação da água com a amónia, teremos a água a comportar-se como ácido de Bronsted, na medida em que cede um protão:

H2O(l) + NH3(aq)  OH-(aq) + NH4+(aq)

 

Genericamente, a água será um ácido em reações do tipo:

H2O(l) + B(aq)  OH-(aq) + BH4+(aq)

em que B é a base de Bronsted e BH+ o seu ácido conjugado.

 

Substâncias que, tal como a água, se podem comportar como ácidos ou como bases, são chamadas de anfóteras ou substâncias anfotéricas.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia