Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

Rectas de Isocusto

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

 

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Rectas de Isocusto...

Palavras chave:  economia

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Rectas de Isocusto

As Rectas de Isocusto são linhas desenhadas num gráfico em que cada um dos eixos corresponde a um dos factores produtivos e em que cada um dos seus pontos representa uma combinação possível de factores produtivos com o mesmo custo total. As linhas são rectas pelo facto dos preços dos factores produtivos serem constantes e têm negativa que corresponde ao rácio entre os preços de cada um dos factores produtivos. Dada a hipótese dos preços dos factores produtivos serem constantes, qualquer que seja a quantidade adquirida, as rectas de isocusto formarão um mapa de linhas paralelas que preenchem todo o espaço do quadrante positivo do gráfico.

A utilidade desta mapa de rectas de isocusto encontra-se no facto de poder ser combinado com um mapa de isoquantas permitindo calcular o custo mínimo para cada nível de produção.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia