Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

Excedente Económico

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Significado /interpretação da expressão excedente económico; como é calculado o excedente económico; representação gráfica do excedente económico... Palavras chave:  economia

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Excedente Económico

A expressão excedente económico designa o excesso de satisfação (ou de utilidade) total proporcionado por um determinado bem em relação ao respectivo custo de produção, podendo ser calculado como o o somatório do excedente do consumidor com o excedente do produtor (ver ilustração gráfica abaixo).

Dado que o excedente do consumidor representa a diferença entre o montante que o consumidor estaria disposto a pagar por determinada quantidade de um bem (equivalente à utilidade ou satisfação que retira do seu consumo) e o montante que efectivamente paga e que o excedente do produtor representa o lucro, ou seja, o excesso de receita total em relação aos custos totais, o excedente económico acaba por traduzir o nível de eficiência económica de uma economia - um elevado excedente económico mais não é do que uma elevada utilidade por um baixo custo.

 

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia