Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

Equilíbrio Macroeconómico

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Equilíbrio Macroeconómico...

Palavras chave:  economia

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Equilíbrio Macroeconómico

O equilíbrio macroeconómico é uma situação de mercado em que a procura agregada do conjunto dos agentes económicos de uma economia, iguala o total de produção nessa mesma economia, isto é, em que o Consumo Privado + Consumo Público (ou Gastos do Estado) + Investimento + Exportações Líquidas1 = Produção. Numa situação de equilíbrio macroeconómico, o PIB real observado na economia e o nível geral de preços são tais que não existem quaisquer incentivos para aumentar ou descer os preços desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura agregada se mantenham constantes.

Numa representação gráfica, o equilíbrio macroeconómico é dado pelo ponto em que a curva da procura agregada e a curva da oferta agregada se cruzam. O preço (ou mais correctamente, o nível geral de preços) e a quantidade (ou mais correctamente, o PIB real) correspondentes a esse ponto de equilíbrio são designados, respectivamente, por preço de equilíbrio e por quantidade de equilíbrio.

1 A expressão Exportações Líquidas designa Exportações - Importações

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia