Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

Curto Prazo

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: O que significa a expressão curto prazo em microeconomia e em macroeconomia; distinção curto prazo e longo prazo...

Palavras chave:  economia

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Curto Prazo

No âmbito da ciência económica, a expressão curto prazo designa um período de tempo em que não é possível ajustar completamente todos os factores produtivos a variações na procura. Por exemplo, em microeconomia o factor produtivo trabalho é geralmente considerado como variável no curto prazo devido ao seu mais fácil ajustamento à quantidade produzida. Contudo, o factor produtivo capital (instalações e equipamentos, por exemplo) é muito mais difícil de ajustar. Assim nos modelos microeconómicos teóricos o curto prazo é identificado como o período de tempo suficiente para que o factor produtivo trabalho se possa alterar mas não suficiente para que a quantidade utilizada do factor produtivo capital possa ser ajustada.

Da mesma forma, na macroeconomia, o curto prazo corresponde a um período de tempo não suficiente para que todas as variáveis macroeconómicas (como os preços, os salários, as taxas de juro, etc.) se ajustem a determinados acontecimentos como a variações na procura, por exemplo.

.

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia