Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

Crédito (ou Financiamento)

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de crédito (ou financiamento). Diversos tipos de crédito...

Palavras chave:  economia

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Crédito (ou Financiamento)

O termo Crédito (ou Financiamento) designa uma modalidade de empréstimo em que o activo envolvido é dinheiro (ou meio de pagamento). O crédito ou financiamento envolve necessariamente duas partes: quem cede (ou financia) o dinheiro e quem o recebe, passando a beneficiar da sua utilização. Geralmente, quem financia é uma entidade financeira de crédito ou banco (daí a designação de crédito bancário ou de financiamento bancário), a qual exige uma determinada contrapartida: o juro. Este juro é calculado com base numa determinada taxa de juros que incide sobre o montante financiado.

Consoante as características do crédito (relativamente aos prazos, fins a que se destina ou garantias dadas), este pode assumir diferentes designações, entre as quais:

1. Consoante o fim a que se destina:

. Crédito ao consumo: quando o fim a que se destina é a aquisição de bens de consumo pelas pessoas individuais e inclui o crédito pessoal (sem finalidade concreta e destinado a fins diversos tais como mobiliário, educação, saúde, etc.), o crédito automóvel, cartão de crédito, conta corrente, descobertos bancários, entre outros.

. Crédito ao investimento: quando o fim a que se destina é a aquisição de bens de investimento, geralmente pelas empresas.

. Crédito à habitação: quando o fim a que se destina é a aquisição de habitação própria.

2. Consoante o prazo de exigibilidade:

. Crédito de curto prazo: quanto o prazo da maturidade do empréstimo é inferior a um ano.

. Crédito de médio e longo prazo: quando o prazo da maturidade do empréstimo é superior a um ano.

3. Quanto à existência ou não de garantias:

. Crédito com garantias: as garantias podem ser garantias reais (garantia dada por um activo e que pode ser o próprio bem adquirido com os montantes emprestados; por exemplo o crédito hipotecário), ou pessoais (garantia ou aval dado por uma pessoa ou entidade, a qual se responsabiliza pelo pagamento do empréstimo em caso de incumprimento do devedor).

. Crédito sem garantias: quando não existe qualquer garantia real ou pessoa além do próprio contrato de crédito.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia