Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

Consumo Privado

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Consumo Privado...

Palavras chave:  economia

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Consumo Privado

O Consumo Privado é uma das componentes da despesa interna utilizada para cálculo do PIB e designa as despesas das famílias em bens de consumo tais como alimentos, vestuário, lazer, educação, saúde, etc., não incluindo as despesas em bens duradouros como a aquisição de habitação, as quais são consideradas como investimento.

O Consumo Privado é a principal componente da despesa interna e depende essencialmente do rendimento disponível das famílias e da propensão marginal ao consumo, isto é, da repartição dada pelas famílias ao seus rendimento disponível entre consumo e poupança. No caso do rendimento disponível das famílias aumentar, existe uma tendência para que o consumo aumente; da mesma forma se, por qualquer motivo, a taxa de poupança aumentar, reduzindo a propensão marginal ao consumo, o consumo tem tendência a reduzir-se.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia