Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

Clube de Paris

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do Clube de Paris...

Palavras chave:  economia

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Clube de Paris

O Clube de Paris é um grupo informal de 19 países credores, cujo objectivo é o de encontrar soluções eficazes para os problemas económicos e as dificuldades de pagamento enfrentadas por países devedores. Deste grupo fazem parte diversos países da Europa Ocidental, os Estados Unidos, a Rússia, a Austrália e o Japão. Enquanto grupo informal, o Clube de Paris não possui estatutos oficiais nem data de constituição. A primeira reunião do clube ocorreu em 1956 em Paris com a presença da Argentina.

Atualmente, os membros do Clube de Paris reunem-se mensalmente em Paris, excepto nos meses de Fevereiro e de Agosto. Nestas reuniões, poderão juntar-se também um ou mais países devedores afim de avaliar e negociar as respetivas dívidas. Para participar nestas negociações, as principais pré-condições que o país devedor deve respeitar é a necessidade demonstrada para o alívioda dívida e o comprometimento com a implementação de reformas económicas, o que na prática significa a existência de um programa de apoio com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O clube de Paris possui cinco princípios fundamentais: (1) funcionamento caso a caso; (2) existência de consenso; (3) solidariedade; (4) comparabilidade de tratamento.

 

Países membros do Clube de Paris:

- Alemanha

- Austrália

- Áustria

- Bélgica

- Canadá

- Dinamarca

- Espanha

- Estados Unidos

- Finlândia

- França

- Paises Baixos

- Irlanda

- Itália

- Japão

- Noruega

- Reino Unido

- Rússia

- Suécia

- Suiça

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia