Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

Cartão Pré-Pago

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Cartão Pré-Pago...

Palavras chave:  economia

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Cartão Pré-Pago

O Cartão Pré-Pago é um tipo de cartão que confere ao seu detentor um com poder de compra real, pago antecipadamente pelo cliente à entidade emissora do mesmo.

Neste tipo de cartões podem ser distinguidos dois tipos diferentes: os cartões pré-pagos com finalidades limitadas e os cartão pré-pagos com múltiplas finalidades.

No caso dos cartões pré-pagos com finalidades limitadas, estes podem ser utilizados para um número limitado de finalidades bem definidas, limitando-se geralmente a determinados pontos de venda, com uma localização bem identificada (edifício, empresa, universidade). No caso de um cartão pré-pago com uma única finalidade, o emissor do cartão e o fornecedor do serviço podem ser coincidentes (por exemplo os cartões utilizados em telefones públicos).

Quanto aos cartões pré-pagos com múltiplas finalidades, estes podem ser utilizados nos pontos de venda de diversos fornecedores de serviços para uma vasta gama de finalidades, que tem a capacidade de poder ser utilizado à escala nacional ou internacional mas que pode, por vezes, ser circunscrito a uma determinada área. Um exemplo deste tipo de cartão pré-pago é o porta moedas electrónico, um cartão recarregável e que pode ser utilizado para pequenos pagamentos.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia