Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

Capital

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

 

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Capital...

Palavras chave:  economia

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Capital

No âmbito da ciência económica, o Capital (ou Bens de Capital) é um dos factores de produção duráveis (os outros factores de produção duráveis são os designados factores de produção primários, nomeadamente a Terra e o Trabalho) e inclui instalações e outras infra-estruturas e também as máquinas e equipamentos, os quais são produzidos com o objectivo de ajudar na produção de outros bens e serviços. Ao contrário dos factores produtivos primários, o Capital é um produto da própria economia, isto é, é produzido pela própria actividade económica mediante a realização de investimentos. Apresentam assim uma importante característica que é o facto de serem simultaneamente um produto e um factor produtivo.

A quantidade de capital depende essencialmente da quantidade de investimento o qual, por sua vez, resulta da poupança, isto é, do sacrifício de consumo presente. Este sacrifício de consumo presente para aumentar a quantidade de capital é o resultado do facto de se ter concluído que existe maior eficiência na utilização de métodos indirectos de produção, isto é, é mais eficiente deslocar algum tempo e esforço para produzir capital que depois ajudará na produção de bens de consumo do que gastar todo esse tempo e esforço na produção directa dos mesmos bens de consumo.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia