Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

Câmbios Flexíveis

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

 

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Apresentação do conceito de Câmbios Flexíveis...

Palavras chave:  economia

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Câmbios Flexíveis

A expressão câmbios flexíveis (ou câmbios flutuantes) designa um regime cambial em que, ao contrário do que acontece num regime de câmbios fixos, as taxas de câmbio são determinadas diretamente no mercado cambial, através do confronto entre a procura e a oferta de moeda estrangeira, sem intervenção das autoridades monetárias. Num regime deste tipo tende-se sistematicamente para o equilíbrio das contas de um determinado país com o estrangeiro pois, sempre que ocorra um desequilíbrio das contas externas a taxa de câmbio altera-se por via da lei da oferta e da procura, tendendo-se para um novo equilíbrio.

Em termos práticos, num regime de câmbios flexíveis as flutuações cambiais variam dentro de certos limites na medida em que as autoridades monetárias intervêm comprando e vendendo moeda estrangeira de forma a evitar fortes variações nas taxas de câmbio.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia