Ciênc. Econ. e Empresariais

Economia

Bens Independentes

Autor: Paulo Nunes (Economista e Consultor de Empresas)

Data de criação: 14/03/2008; Revisão: 02/01/2015

Contributos: Este verbete não recebeu quaisquer contributos. Se é especialista nesta matéria e acha que pode melhorar esta página contacte-nos para o nosso mail: knoow.net@gmail.com.

Resumo: Conceito de bens independentes entre si; exemplos de bens indetendentes; bens independentes vs. bens dependentes...

Palavras chave:  economia

(com o apoio de PCNunes - Consultoria e Contabilidade)

 

Conceito de Bens Independentes

Dois bens independentes são bens cujas procuras sejam relativamente autónomas entre si. Tal significa que a variação no preço de um desses bens não tem qualquer efeito na quantidade procurada do outro. Por exemplo, quando aumenta o preço das refeições nos restaurantes não é de esperar que tal origine uma variação na quantidade procurada de literatura policial. Diz-se então qua estes dois bens são independentes entre si.

Distinguem-se portanto dos bens dependentes, nomeadamente dos bens complementares e dos bens substitutos. Enquanto no caso dos bens substitutos, uma variação positiva no preço de um dos bens origina uma variação também positiva da quantidade procurada do outro bem, nos bens complementares uma variação positiva no preço de um dos bens origina uma variação negativa na procura do outro.

 

 

Procure outros termos na nossa enciclopédia